Membros Seguidores

quarta-feira, 11 de julho de 2012

PORTAL DE ARTESANATO

 




ARTESANATO 
A ARTE ESTÁ NO ARTISTA COMO A CAUSA. E NA OBRA DE ARTE, COMO EFEITO. Tendo como significado mais comum o  vocábulo "ARTE" (habilidade, perícia capacidade de fazer). Quem possui esta habilidade ou perícia , costuma ser chamado de ARTESÃO ou ARTISTA, conforme  o escopo de sua atividade , seja ela primordialmente  utilitário ou estético. O impulso criador do homem, como indivíduo experimental, está sempre buscando transformar sua experiência em expressão articulada. Através de imagem mental,  na mesma medida  e com a intensidade em que é criada  pela mente.Por tanto a FONTE da expressão artística é a IMAGINAÇÃO, a capacidade de discipliná-la e de dar forma a seus frutos é uma das características que distinguem  um artista CRIADOR, ou  um OBSERVADOR , ou um OUVINTE SENSÍVEL.
ARTES VISUAIS=as pictóricas(pinturas com técnicas(<óleo,têmperas< aquarela<guache)   
                            =as plásticas
                            =as construtivas
                            =as aplicadas -artes utilitárias, decorativas-(cerâmicas, vidros,têxtil, marfim,etc)
São elementos  das artes visuais- que desenvolvem no espaço e que se dirigem antes de tudo ao sentido da visão:o ponto,a linha, o plano, a textura, a cor, a massa e o espaço. Tais elementos ocorrem conjuntamente , em qualquer obra de arte.
ARTESANATO
Processo produtivo, anterior 'a Revolução Industrial, em que o produtor exercia,por conta própria, um ofício manual, utilizando ferramentas de sua propriedade , assistindo por um número muito pequeno de companheiros e aprendizes.
Os primeiros artesões, em sua quase totalidade, eram servos, reunidos, mais tarde em associações profissionais, sob a denominação de comunidades ou mestrias, a partir do séc. XVII chamadas corporações. O candidatos a uma profissão, submetiam-se a regras muito rígidas de formação, num aprendizado que durava , em geral, dez anos .Começava dos dez  a doze anos  de idade.O aprendiz passava a oficial , e este a mestre.Prestando juramento e fidelidade 'as normas da associação e aos costumes da profissão, o mestre tornava-se patrão onipotente e juiz absoluto da qualidade profissional da corporação e guardião de sua ética.
Com o desenvolvimento industrial , o artesão 'a maneira clássica entrou em processo de decadência .Contudo ,nos últimos tempos , o aparecimento de novo tipo  de trabalho de  artesão, com  mostras de residência aos caprichos da simples moda passageira: o  da produção artística, predominadamente manual.
No Brasil, as áreas de sobrevivência do artesanato popular de maior concentração está no Nordeste, sobretudo  Bahia, Ceará , Pernambuco com suas apresentações de amostras artesanais.(Fonte de pesquisa Enciclopédia Barsa)
*Sou artesã. Amo o que faço .Cada vez faço da arte a minha perfeição. SolangeGmax  <22-99184339  ou 21-94485609>
solange.solcac@hotmail.com
ETIQUETA- INFORMAÇÕES

9 comentários:

  1. Oi Solange améi tua arte, teu blog está lindo tem futuro!!! gostei e estou seguindo, convido você a fazer uma visitinha ao meu e se gostar participe, pode pegar o selinho de lembrança. Parabéns! te espero no meu cantinho.Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite ,
      Professora,hoje que consegui seguir seu trabalho.Agradeço o elogio ao meu blog.
      SUCESSO!!!
      SolangeGmax

      Excluir
  2. Obrigada em ser membro. Agradeço em ter elogiado ao meu BLOG.
    Abraços,
    Solange

    ResponderExcluir
  3. Ola Solange vim te seguir com a casadasbonecas por que a magia das bonecas não está entrando vou ter que colocar tudo no mesmo e-mail abraços Leila

    ResponderExcluir
  4. Olá Solange .
    Bonito cesto , e que maravilha de trabalhos !!!

    Abraço

    ResponderExcluir